sábado, 22 de agosto de 2009

Luz, Câmera, Ação!

Ao longo dos últimos 15 dias a pacata cidade de Resende conheceu uma grande iniciativa: a Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil.



Nessa oficina foi ensinado os princípios básicos da sétima arte, e desta forma os alunos que tinham pouco ou até mesmo nenhum conhecimento na área do cinema foram capazes de produzir seus próprios curtas-metragens, coordenados por uma equipe de profissionais com prestígio na área.

E neste último sábado, 22/08, os frutos dessa oficina foram apresentados gratuitamente ao público durante o encerramento, na Sala 02 do Cineshow do Resende Shopping. Três curtas, encenados, filmados e dirigidos pela mais nova safra de cineastas resendenses. Os temas foram variados, um abordou a complicada situação de um morador do campo que tenta resistir aos avanços da vida urbana, outro uma história quase mística que envolve um juramento de morte e seu desenrolar, e por último destaco a 1° produção de filme do gênero Terrir (trash) de toda a história da Oficina, o caso de um delírio envolvendo zumbis e chás, quem assistir entenderá, todos são obras imperdíveis para quem gosta de cinema.

Além da mostra dos curtas o encerramento do projeto contou também com um bate-papo com o roteirista Paulo Halm, um dos nomes de destaque do cinema nacional.



Paulo Halm é um roteirista e diretor de cinema brasileiro, bacharel em cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

E para todos que não puderam estar presentes assim que os curtas forem disponibilizados na internet a Voz colocará um link aqui no blog.

2 comentários:

  1. Pois é, resende ainda não está onde judas perdeu as botas. As iniciativas culturais acabam chegando por aqui. Exemplificação, semana do teatro e esse "curso" fornecido gratuitamente pela prefeitura foram/são bons projetos que SAÍRAM do papel.

    ResponderExcluir
  2. Tarso, repare no pequeno probleminha de layou no título do Blog. Abraços.

    ResponderExcluir