quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Oficina Tela Brasil - Resende/RJ

Como prometido aqui estão os links para os filmes produzidos na Oficina Tela Brasil de Resende. Espero que gostem.

Corpo fechado:http://www.youtube.com/watch?v=iP5l2no4OeI

Evolixão: http://www.youtube.com/watch?v=IdUhlWglZmI&feature=related

O desconhecido não era apenas um sonho: http://www.youtube.com/watch?v=zOFdhxBb0hk&feature=related


Assisti aos três curtas e devo dizer que todos me deixaram uma ótima impressão. Realmente foi realizado um excelente trabalho, portanto, gostaria de deixar aqui minhas congratulações a todos os participantes do projeto.

Farei agora um breve comentário sobre a visão que tive de cada um dos filmes.

Corpo fechado: O curta narra a história de Antônio, trabalhador rural que após um mal entendido é jurado de morte por um temido matador da região. Entretanto fatos inusitados ocorrem e alteram os rumos da história.
O filme retrata o cotidiano entremeado por crendices e misticismo do âmbito rural através de um enfoque dúbio dos acontecimentos que, magistralmente, impede que o espectador tenha certeza se o que se passa são sucessões de coincidências, reforçadas pela convicção do personagem Antônio, ou atos realmente sobrenaturais.

Evolixão: O curta conta a história de uma família do meio rural a qual se vê na iminência de vender suas terras para morar na cidade, até que o pai começa a refletir sobre o assunto.
Através do devaneio do pai de família o curta retrata os problemas da vida urbana. Desde questões explicitas como o lixo gerado pelo padrão de vida cômodo, até problemas mais sutis, como a moral entre relacionamentos e a massividade de informações a qual somos expostos.

O desconhecido não era apenas um sonho: O curta, de um gênero que oscila entre o humor e o terror, descreve as lembranças de uma jovem atormentada por alucinações.
O filme explora uma história simples de forma bastante subjetiva. Ao enfocar a história na percepção de uma garota atormentada permite-se que o espectador tenha diversas idéias sobre o contexto da história, a qual pode ser encarada como um mero meio de entretenimento, que visa o riso através do inusitado, ou pode ser vista como um meio de conscientização contra os distúrbios causados por drogas, representadas pelo "Chá da Imortalidade". A representação da realidade também é fragmentada, haja vista que, em nenhum momento torna-se explicito se os "seres" são exclusivamente produtos da mente da garota, tal idéia fica apenas subentendida.
E, claro, parabéns à equipe de maquiagem do curta, graças a ela os personagens tornaram-se um atrativo a parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário